sábado, 18 de fevereiro de 2012

Humor ou só violência gratuita?!



É um grande humorista, mas, fica fácil quando apoia seu humor em antigos preconceitos urbanos (aqueles que estão voltando a tona quando supostos héteros espancam gays na avenida paulista). Para fazer humor, achava, é necessário inteligência, driblar preconceitos e limites, interdições morais e até legais, escrúpulos de um certo tipo. Digo, "driblar" e não passar sobre eles com uma jamanta.
Dizer tudo, não é humor. Pode ser sim, recalque ou simples violência. Violência mesmo, daquela de um fascismo tipicamente refinado, já bem expresso em músicas como "pobre paulista"...Pobre Humorista...
Realmente, como diz; fazer humor no brasil está cada vez mais difícil. A moral do, perverso e hipócrita, "politicamente correto", faz fervilhar grupos ofendidos com qualquer tipo risco em seu verniz sócio cultural. Mas, esse é o desafio do humor, chegar ao ponto. Atirar seu humor como um atirador de elite, com inteligência, no momento certo e no alvo exato.
Pânico! Essa safra periga!!!
Nosso atirador está mais para Charles Bronson ou para uma metralhadora giratória (sei, é clichê) ou pior, Charles Bronson com uma metralhadora giratória.
Humor certeiro, escrachadamente inteligente refinado. Ai sim o humorista encaixa-se no desejado posto "clichê" de defensor dos fracos...mas, pena (suspiro)...A brutalidade da nova safra de humor (Jack-us revisitado) esconde sim o ego que se valem da posse de um cetro (feudal?!), do microfone e do acesso a mídia para fins e opiniões bem particulares e mesquinho. Intolerância disfarçada. 
A que gracinha, o reizinho mandão resolveu falar. Olha, ele já sabe ofender. Já fala palavrão...que gracinha...
O valor do Humor está na transgressão delicada do tipo: digo por que sei como dizer. E não: Digo por que posso. 
Somente ilustrativo..não li
Isso não tem graça, é só violência, não tem mais nada por debaixo da casca. E ainda por cima, totalmente grátis.

Quem pena....
Quem pena...

Um comentário:

José Enrico Timóteo Felipe disse...

É isso ai,realmente tudo o que acontece hoje tem suas segundas intenções,nem mesmo o humor,algo outrora tão inocente e divertido,consegue escapar dos terrores da sociedade de hoje,a sociedade do diferente,a sociedade onde não é bom ser você mesmo só é bom ser como o outro.Espero ainda poder ver e viver num lugar onde cada um é o que é e pronto,onde cada um age como é e não como mandam,onde cada um é somente cada um...